terça-feira, 26 de abril de 2011

Rede de culinária italiana acerta no cardápio e cai no gosto do brasileiro


























Maior rede de culinária italiana do Brasil, a Spoleto, do Grupo Úmbria, conta com uma fórmula de sucesso que conquistou os consumidores brasileiros. Com massas e molhos preparados em poucos minutos, os números da cadeia de restaurantes são superlativos. Por mês, são servidos 1,2 milhão de pratos. Já ao ano, a rede calcula que 14 milhões de consumidores visitam os 291 restaurantes, sendo 263 no Brasil e 28 no exterior(26 no México e dois na Espanha).
Um dos diferenciais da rede é que o cliente é o próprio “chefe” e tem a liberdade de montar o prato na hora. Entre as opções, são 16 massas, risotos, saladas, carpaccio e polpettones, com até oito variações, entre os 34 ingredientes. São seis tipos de molho para as massas e outros seis para as saladas.
Para se ter uma dimensão do que a empresa faz. Na fábrica do Spoleto, no estado do Rio de Janeiro, são produzidas mensalmente cerca de 176 toneladas de molhos, outras 71 toneladas de massas recheadas, 17 toneladas de lasagnas e 7 toneladas de risotos. A linha de produção da rede não fica atrás dos chineses. A possibilidade de crescimento da rede se deu, principalmente,através do sistema de franchising, que possibilitou a entrada nas principais cidades do país.
E o melhor de tudo é que a rede está presente na maioria dos shoppings paulistas, além de unidades de rua, como a da alameda Lorena, pertinho da avenida Paulista, loja visitada e aprovada, tanto pela qualidade dos pratos, quanto do atendimento atencioso.
História da cidade de Spoleto
Spoleto é uma cidade localizada no centro da Itália, na região da Úmbria. Esta região se destaca pelo equilíbrio entre homem e natureza, no tratamento que seus cidadãos sempre tiveram com sua terra e seu rico passado. Na Idade Média e na Renascença, foi uma ativa região no coração histórico, cultural e religioso da Itália. Suas cidades se desenvolveramde forma extraordinária, acumulando uma enorme riqueza artística.
Apesar de apresentar traços da eraromana em sua estrutura urbana, Spoleto ainda mantém uma aparência medieval. Isso ocorre devido à cidade ter sido um próspero Ducado “Longobardi” – povo germânico originário do Norte da Europa que fez partedo Império Romano – e, depois, uma importante cidade dentro do Estado Papal.
Para ler a matéria na íntegra clique aqui.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: