sexta-feira, 8 de abril de 2011

Livro mostra famosos que deram nomes a pratos

A maior parte das receitas tem uma origem. Conhecida ou não, quando se percebe que o nome de determinada refeição está relacionada a alguma personalidade, a curiosidade supera o apetite na maioria dos casos ou aguça mais ainda.
Homenagens a pessoas que marcaram a história no cinema, na música, na literatura, na realeza, heróis de guerras, políticos, e até anônimos, ganham formas em um livro saboroso e divertido de ler. ‘Fama à mesa’, de Fabiano Dalla Bona, recém lançado no país mostra de forma espirituosa e leve a história que está por trás de alguns dos mais conhecidos nomes da história mundial.
O autor apresenta uma série de receitas saborosas e drinques criados a partir dos gostos e também em homenagem às personalidades e convida para uma viagem além da gastronomia ao oferecer uma seleção de fatos históricos. O livro ainte tem detalhes sobre os bastidores de encontros gastronômicos, conversas, além da criação das iguarias preferidas de cada um deles.
Antes de cada história é oferecida a receita completa do prato. Entre os personagens centrais, estão Luís XV, a ex-miss Brasil Marta Rocha, Luciano Pavarotti, Eça de Queiroz, Marcel Proust, Sophia Loren, Frank Sinatra e até mesmo Miss Marple, a detetive de Agatha Christie.
A obra é dividida em seis capítulos: “Receitas de homens famosos”, “Receitas de mulheres famosas”, “Receitas musicais”, “Receitas da realeza”, “Receitas de grandes escritores e personagens literários”, “Drinques famosos”. Cada tema oferece histórias curiosas e, por vezes, divertidas, que expõem o lado desconhecido de homens e mulheres marcantes que atraíram notoriedade.
Segundo o autor, a ideia do livro surgiu de uma curiosidade em relação ao prato chamado Filé Oswaldo Aranha. "Eu pedia o prato em alguns restaurantes do Rio de Janeiro e sempre tive a curiosade de saber o porquê do nome. Daí em diante fui pesquisando para saber mais sobre pratos que levavam o nome de personalidades".
A publicação é da Editora Tinta Negra e é encontrado em grande livrarias.
Fotos: Bucatini alla Caruso, em homenagem a tenor italiano Enrico Caruso e o camarão à Marta Rocha, ex-Miss Brasil.

Nenhum comentário: