terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Com vocês, o bom e velho cappuccino

O cappuccino é uma bebida bastante popular no Brasil. E como quase tudo na gastronomia nacional, sofreu boas adaptações. Ele é servido quente, mas pode também ser bebido gelado (batido com sorvete), com doce de leite, chocolate ou canela em pó.
O cappuccino é uma bebida de origem italiana preparada com café expresso e leite. O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana. A palavra "cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.
Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate e da canela em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.
Mmm.... E quando bate aquela vontade de tomar um cappuccino do bom, vem logo em minha mente o do Havanna, que chega à mesa com bastante doce de leite argentino. Vale a investida, mesmo que o atendimento da rede concorra com a do Fran's, como os piores da cidade.
Foto: Sérgio Chvaicer

Um comentário:

Fabi Torres disse...

Boa, Robson Ricardo,

Também adoro cappuccino, em especial a do Havanna, mas o atendimento é tão tosco que penso duas vezes antes de ir. Fran's nem pensar, nunca!


beijos,
Fabi Torres