sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SP ganha um roteiro turístico baseado nos sentidos

O turismo cultural e gastronômico de São Paulo ganhou um impulso interessante. Foi lançado no fim de novembro pela prefeitura do município e pela SPTuris (São Paulo Turismo), o Mapa das Sensações. Trata-se de um roteiro selecionado por meio de uma pesquisa que ouviu mais de 2,5 mil pessoas na cidade e que indicaram seus locais prediletos, de acordo com as sensações sentidas. O projeto pretende lançar um novo olhar sobre a metrópole, mostrando nuances diversas por meio do estímulo aos cinco sentidos.
Confesso que achei tudo meio confuso no começo, mas a intenção é muito boa. E como SP tem uma verve boa para o turismo de negócios, o gastronômico e cultural também ganham com essa procura.
O resultado para o paladar não podia ser diferente. O Mercado Municipal, ou Mercadão, foi um dos mais lembrados, junto com as guloseimas do Mosteiro de São Bento, ambos no centro da cidade. Quem nunca comeu o mega sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau do mercadão? Ou os bolos e geléias deliciosas do Mosteiro de São Bento? Não comeu? É imperdível!
E com a chegada das festas de fim de ano estes locais estão mais interessantes. A infinidade de produtos no Mercadão é fantástica. Frutas, ervas, carnes, embutidos, queijos... Tudo proporciona um colorido especial ao local. Sem contar os vitrais, que são belíssimos.
O Mosteiro, embora mais comportado, ganhou uma lojinha butique nos Jardins recentemente (rua Barão de Capanema, 416 - Fone 3063-0522). Compotas de geléias, bolos, pães de mel recheados de damasco, pães de mandioquinha, de cereais e integral, e muffins, são as boas opções. A produção continua centralizada no mosteiro. A cantoria dos monges também é um espetáculo a parte, e quando empolgados dão uma palhinha na loja. Neste quesito o Mosteiro de São Bento com os cantos gregorianos também foi lembrado no sentido audição.
Mais informações sobre o projeto pelo site http://www.mapadassensacoes.com.br/
Crédito da Foto: Jefferson Pancieri
Gostou? Então diga qual é a sensação de dar um pitaco.

Nenhum comentário: